domingo, 25 de março de 2012

MOMENTO DAS REGRAS

Tendo em vista atender a retirada de dúvidas e evitar os momentos polêmicos do nosso esporte,o Blog do Nacionalfutmesa cria nesta data ,o Momento das Regras.Nele iremos destacar tópicos das nossas regras e o que nelas constam  atualmente.
O primeiro tópico a ser abordado vai ser sobre a dúvida surgida ,quando o  defensor após uma saída de jogo retoma a bola e quer chutá-la,sem ela ter saído  ainda do círculo.Vejamos o que dizem as regras:
CAPÍTULO  XVIII -  DO CHUTE AO GOL; Art. 75.O jogador terá direito ao chute a gol sempre que for sua a posse de bola e nas seguintes condições:...
V- a bola,em uma saída de jogo da marca central,após o segundo acionamento da equipe atacante,já tiver deixado o círculo central;...
CAPÍTULO XI - DO ACIONAMENTO E MOVIMENTAÇÃO DOS BOTÕES E GOLEIROS;Art.39.Nas saídas de bola...§ 1º. Na saída com bola ao centro de campo,o chute a gol só será possível a partir do terceiro toque,com a bola fora do círculo central,no campo de ataque. Se a bola, a partir do segundo toque,sair do grande círculo e retornar ao mesmo,estando no campo de ataque do pretendente ao chute a gol,o mesmo poderá ser efetuado.Caso o adversário tome a posse de bola do time que deu a saída,também não poderá chutar a gol se a bola ainda não saiu do grande círculo.
Em suma : a bola na saída de jogo tem que sair do círculo central para que quaisquer dos jogadores efetue o chute a gol!
O segundo tópico vai sobre uma arrumação na saída de jogo,em que os dois botões que ladeiam o botão central da saída de bola,estariam colocados fora do grande círculo,mas com suas bordas queimando o grande círculo(como se no seu interior estivessem).Vejamos o que está escrito:
CAPÍTULO X - DO POSICIONAMENTO DOS BOTÕES; Art. 29.Em toda saída com bola ao centro,caso a equipe encarregada de fazê-la tenha algum botão ,dentre os colocados no interior do grande círculo para a saída de bola,posicionado" queimando" a linha do grande círculo ou central,ou no campo do adversário,exceto o botão que fará o primeiro toque que pode tocar a linha central,sem entretanto,atingir o campo adversário propriamente dito,srá concedida reversão de posse de bola,assim como se o primeiro toque não for executado pelo botão do meio,em relação às linhas laterais,no círculo central.A saída com bola ao centro passará ao adversário.
Em suma: a arrumação citada no  início não é plausível e sujeita a reversão de saída.
Esperamos ter contribuído para o conhecimento das regras.Retornaremos em outras oportunidades.Obrigado!
Uma vez inscrito em competições oficiais,o botonista assume os seguintes compromissos: "conhecer a fundo as regras de jogo."(CBFM-Regras Oficiais;Modalidade 12 toques,Capítulo I,Art. 3º, I ).
EXCELSIOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário